Sapato de segurança confortável

Sapato de segurança confortável Sapato de segurança onde comprar Calçados de segurança valor
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

SAPATO DE SEGURANÇA E SUAS VANTAGENS

É necessário que as empresas ofereçam aos colaboradores o equipamento de proteção individual (EPI) e o sapato de segurança confortável é um item indispensável para garantir a integridade física em situações de risco.

O sapato de segurança confortável tem como objetivo oferecer maior proteção aos pés e evitar que o colaborador esteja exposto a situações de risco, como pisos escorregadios, elements cortantes, entre outras possibilidades que podem podem ocorrer durante o expediente de trabalho. Devido a essas exposições o uso do sapato de segurança confortável é obrigatório.

O uso mais comum para o sapato de segurança confortável são as fábricas, indústrias, metalúrgicas, construções e outros ambientes de trabalho com função operacional que oferecem riscos e tenha propensão a acidentes na condução de equipamentos e máquinas. Esses locais oferecem maior exposição física do funcionário, por isso, os equipamentos de segurança são fundamentais.

Além da condução de máquinas e outras atividades, os funcionários também podem estar expostos a outros fatores externos como animais perigosos, líquidos contaminados, substâncias tóxicas, perfurações, choque elétrico e inúmeros outros fatores que podem ocasionar em um acidente de trabalho e para diminuir as chances de exposição o sapato de segurança confortável pode auxiliar na proteção do pés.

CATEGORIAS DE RISCO

Existem algumas classificações para os riscos que são determinadas pelo Ministério do Trabalho a fim de mapear e apontar quais são os principais fatores de acidentes no ambiente profissional considerando variados ambientes:

  • Biológicos: contaminação por bactérias, microorganismos, vírus ou fungos;
  • Químicos: considera quando os funcionários ficam expostos a substâncias tóxicas;
  • Ergonômicos: ocorre quando os funcionários são submetidos a situações desgastantes como jornadas de trabalho prolongadas que causam efeitos negativos à saúde;
  • Acidentes: quando equipamentos e as condições no ambiente de trabalho são desfavoráveis ao funcionários, como a exposição de fiação, e pisos escorregadios.

A maioria dos acidentes pode acontecer devido a empresa não oferecer as condições básicas de segurança e com isso os riscos naturais serem potencializados por falta de prevenção.

O QUE SÃO EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL?

São equipamentos que tem como função manter integridade física dos colaboradores e quaisquer exposições que podem oferecer riscos à saúde. Todas as organizações devem oferecer esses equipamentos gratuitamente aos funcionários, pois se trata de uma imposição do Ministério do trabalho a ser seguida.

Existem também os equipamentos de proteção coletiva (EPC), que são disponibilizados para uma equipe no ambiente de trabalho, esses são: sinalização de segurança, equipamento de incêndio, ventilação, temperaturas agradáveis, entre outras formas de trazer mais segurança coletivamente.

A disposição dos equipamentos pelas organizações de forma gratuita é disponibilizado pela normativa regulamentadora 6, que exige que esses itens sejam disponibilizados e que tenham boas condições de uso e funcionamento. São muitos os itens e a necessidade de uso dependerá do tipo de ambiente e de operação, são eles: protetores auriculares, óculos, máscaras, luvas, capacetes, cintos, entre outros.

QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES A SEREM SEGUIDAS?

A normativa 6 exige que as organizações disponibilizam e distribua gratuitamente os equipamentos de proteção individual e garanta as boas condições dos mesmos e também dos equipamentos de proteção coletivos e caso sejam danificados é necessário que sejam substituídos rapidamente. Além disso, é preciso que as empresas invistam em treinamentos aos funcionários para orientá-los em como utilizar e como agir em situações de risco.

Quanto ao trabalhador é necessário que tenha responsabilidades de uso, como a conservação e utilização correta dos materiais, além disso, também é responsável em utilizar os equipamentos, pois mesmo que a empresa disponibilize e fiscalize o trabalhador precisa se comprometer em utilizá-los mesmo quando não há fiscalização.

É necessário que o sapato de segurança confortável e outros equipamentos de segurança sejam utilizados durante o expediente de trabalho, visto que todos esses apontamentos são exigências do Ministério do Trabalho e são estabelecidas pela norma regulamentadora 6.

Assim como as empresas são cobradas a disponibilizar os itens de segurança como o sapato de segurança confortável e outros itens e mantê-los em perfeitas condições, os colaboradores também precisam fazer a utilização correta.

MODELOS DE CALÇADOS DE SEGURANÇA

Modelos de Calçados de Segurança Confortáveis

O segmento do serviço e atividade exercida é determinante no tipo de sapato de segurança confortável e seguro, fim de oferecer maior segurança para diferentes situações. Veja abaixo alguns modelos mais utilizados:

SAPATOS DE SEGURANÇA

É considerado um equipamento de segurança individual (EPI), que oferece segurança de forma individual para cada colaborador e tem como objetivo proteger os pés de fatores de risco externos que podem comprometer fisicamente esse membro.

O sapato de segurança confortável e além disso seguro, por isso, é essencial que a fabricação seja feita com um material altamente resistente a fim de oferecer maior proteção e não ser facilmente atingido por substâncias tóxicas, líquidos contaminados, animais, objetos cortantes, eletricidade, entre outros fatores já mencionados que pode provocar sérios problemas de saúde e até mesmo a perda do membro.

Toda a composição do sapato de segurança confortável é analisada no momento da fabricação, para que seja um material eficiente e agradável, pois é utilizado em uma extensa jornada de trabalho, o que exige que ofereça conforto ao usuário. O material é composto de cabedal, biqueira e solado, alguns modelos possuem cadarços.

O cabedal e a sola do sapato de segurança confortável tem como função proteger os pés de choques, composições químicas e outros elementos e efeitos que podem ocasionar em acidentes. A fim de oferecer maior resistência a biqueira é composta por aço, o que inibe materiais cortantes e protege se algum material pesado atingir essa região.

Quanto ao solado protege os pés com o contato com o solo, geralmente é formado pelo PVC ou poliuretano e esse material consegue proteger esse membro e muitas situações de risco que pode comprometer fisicamente essa região.

Os locais de utilização do sapato de segurança confortável é mais comum em empresas, industriais, mineradoras, fábricas, construções civis, entre outras atividades que exigem os itens de segurança para condução de serviços que podem oferecer riscos.

É necessário que o sapato de segurança confortável e seguro para que seja aprovado, com isso, receba o certificado do Ministério do Trabalho, que é conhecido como CA e tem como objetivo atestar a qualidade do material. É de extrema importância que o material siga essas exigências para obter a certificação.

Quando o sapato de segurança confortável recebe essa aprovação é considerado como uma garantia de que o material é resistente e seguro e que oferece as condições básicas de segurança, esse é um fator importante para considerar ao comprar esse material. É necessário certificar-se que o material é de qualidade e que possui aprovação dos órgãos regulamentadores.

SAPATO DE SEGURANÇA

É um modelo resistente e na maioria das vezes é feito de couro, elástico frontal ou cardaço, embora seja semelhante as botas convencionais possuem algumas características diferenciadas e conseguem proteger melhor contra umidade, líquidos contaminados, mudanças térmicas e outros fatores.

É importante que tenha um cuidado na armazenagem e na limpeza do sapato de segurança confortável não lavando com água, mas manter a limpeza com o uso de um pano úmido que não interfere na estrutura e qualidade do material.

Sapato de PVC

É um sapato de segurança confortável mais indicado para a proteção de pés, especialmente quando o local estiver sujeito a exposição a componentes líquidos como a lama. É um material impermeável que impede o contato dos pés com os liquidos e seu uso é feito em locais que oferecem riscos menores, pois é um material menos resistente.

Sua estrutura impermeável é ótima para prevenir o contato com microorganismos e bactérias que podem estar presentes em substâncias líquidas e que podem entrar em contato com os pés oferecendo riscos à saúde.

Com o cano longo é possível proteger uma parte da região das pernas e evitar que toda essa extensão entre em contato com a água, mas podem ser encontradas também em cano, baixo e médio, essa é uma possibilidade opcional. Outra característica e vantagem é que é composta por policloreto de vinila, essa composição permite ao sapato de segurança confortável que oferece maior durabilidade e resistência.

Além de proteger a exposição de substâncias líquidas, protege também a outros fatores como ações corrosivas, animais perigosos e itens com ação cortante. Devido o solado ser composto de borracha é possível conseguir ações mais seguras quando entra em contato com pisos escorregadios, evitando acidentes como possíveis quedas.

A higienização desses calçados também é fundamental para manter a integridade do material e evitar que microrganismo como fungos e bactérias sejam acumulados na parte interior e interior desse item, pois a falta de higiene também pode ocasionar em doenças.

A limpeza é importante para evitar infecções e micoses na região os pés e assim evitar que esses desconfortos sejam desenvolvidos. Outro cuidado importante é combinar o calçado com o uso e meias de algodão, pois são mais eficientes em absorver a transpiração nos pés. O ideal seria que tivessem dois sapatos disponibilizados para uso, pois assim é possível maior durabilidade alternando o uso.

São muitas as observações para adquirir esse material, pois é necessário verificar se há garantia de qualidade, numeração, modelo e conferir se o material está em perfeito estado visualmente. Essa observação no momento da compra é fundamental.

ALGUNS CUIDADOS NECESSÁRIOS

Como vimos, os itens de segurança são essenciais para a proteção dos colaboradores enquanto exercem suas funções na operação de máquinas e processos, as empresas precisam disponibilizar esses materiais assim que a contratação do colaborador for feita, porém os colaboradores devem manter esses itens em boas condições.

Algumas atitudes simples podem ser feitas para manter a boas condições do sapato e segurança confortável e limpo para utilização. Veja abaixo alguns cuidados essenciais para esse item:

Limpeza em dia

A higiene é uma ótima prática para manter a conservação desse item, porém é importante que a limpeza seja feita com cuidado para não prejudicar o material do sapato. No caso de couro, é importante evitar que esse material não entre em contato com a água, poi é facilmente desgastado.

Caso o material fique úmido é possível que acumule microorganismos e que aconteça a proliferação e fungos, o que é muito prejudicial para a saúde do pés. É importante que a higienização seja feita pelo menos uma vez na semana . O couro também pode ser tratado com graxa para deixá-lo com uma aparência melhor e ajuda também a manter a durabilidade do produto.

Intercale o uso

Devido ser um material que usado diariamente é importante que seu uso seja intercalado, para que isso seja possível é favorável ter dois pares de sapatos disponíveis para uso. Essa forma de uso consegue prolongar as boas condições do calçado e estender a durabilidade. As meias de algodão também são muito eficientes para não desenvolver mau odor, pois absorvem o suor dos pés evitando que microorganismos sejam desenvolvidas.

Armazenamento

É necessário que o armazenamento seja feito em locais que o sapato de segurança confortável fique arejado e que não contenha umidade no local. Com a forma correta de conservação e armazenamento é possível prolongar a durabilidade do material e evitar gastos desnecessários com novos calçados, porém é importante estar atendo a hora de trocar por um novo e isso acontece quando perde a eficiência na proteção.

É essencial que os equipamentos de segurança sejam utilizados enquanto as funções são desempenhadas, pois pode oferecer muito prejuízos para as empresas caso um colaborar sofra acidentes de trabalho e esse funcionário não tenha as condições básicas de trabalho necessárias.

É possível encontrar esse material em diversas empresas e também na internet, com diversos preços e variedades de numerações e formatos, porém é necessário estar atento a qualidade do material. Na internet é possível encontrar o sapato de segurança confortável no portal do Soluções Industriais, que tem uma vitrine com muitas empresas confiáveis responsáveis pela fabricação e comercialização dos itens de segurança de forma geral.

O cumprimento das exigências estabelecidas pela normativa é fundamental para que proporcione um ambiente de trabalho favorável para o empregado e o empregador. É uma obrigação das organizações se preocuparem com essas questões de segurança e bem estar dos colaboradores, pois quando o funcionário se sente valorizado e seguro sua produtividade aumenta consideravelmente.


produtos e serviços relacionados

  • Vestimenta eletricista classe 4

    Vestimenta eletricista classe 4

    A profissão de eletricista apresenta muitas riscos. Correntes elétricas, arcos elétricos e até mesmo chamas são apenas alguns dos perigos que tais profissionais encontram em seu dia a dia. Por esse...

  • Uniforme para eletricista nr10

    Uniforme para eletricista nr10

    Por estar diretamente relacionado ao contato com alta tensão elétrica, o trabalho do eletricista exige bastante cuidado no que diz respeito à segurança do profissional. Desse modo, é fundamental q...

  • Uniforme nr10 preço

    Uniforme nr10 preço

    Além da importância na identificação e padronização, o Uniforme nr10 preço tem como principal função proteger o eletricista que o utiliza, pois ele está o tempo todo exposto a ris...

Regiões onde a Extrema Segurança atende Sapato de segurança confortável:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Extrema Segurança atende Sapato de segurança confortável:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe